domingo, 7 de setembro de 2008

Gerir Dinheiro - Orçamento Familiar

Nem sempre é fácil gerir um orçamento familiar.
Com o aumento do custo de vida, os constantes aumentos do preço dos bens essências, aumentos dos combustíveis, aumentos das taxas de juro a habitação e o invariável vencimento, torna-se difícil fazer uma boa gestão do dinheiro.
Ainda assim, é necessário estar atento às facilidades que são apresentadas para adquirir bens ou serviços agora e pagar depois.

Antes de mais, é preciso elaborar um Orçamento Mensal, embora possa parecer um pouco irreal e ultrapassado, ainda é a melhor maneira de gerir o seu dinheiro, este é o conselho dado pelos melhores economistas. Assim, incluir no seu Orçamento as Receitas (salários, prémios, pensões, abonos, etc..) e as Despesas (casa, luz, água, gás, transporte, telecomunicações, alimentação, etc). Depois de subtrair às Receitas todas as Despesas, iremos ter o nosso resultado quer se for positivo indica que ainda temos “algum” dinheiro para gastar, se o resultado for nulo ou negativo, talvez seja necessário analisar onde podemos gastar menos dinheiro e que tipo de despesas podem ser cortadas. Bens supérfluos devem ser cortados, como grandes passeios, idas ao cinema, teatro, evitar usar automóvel para pequenas distancias, entre outros.
No entanto, não é por ter um resultado positivo que não deve estar preocupado.
É sempre possível melhorar, e apesar de ainda ter algum dinheiro que lhe sobra no final do mês isso, não necessariamente indica que esta a fazer uma boa gestão do seu dinheiro.
Talvez possa cortar em algumas despesas supérfluas e investir esse dinheiro.
O que não faltam hoje é formas de investir, em PPR, Certificados Aforro, Acções, mas também aqui é preciso analisar bem a situação e os prós e contras.

Sem comentários:

Enviar um comentário